Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Diário de uma gravida estressada - Parte 2

Quando a gente conta que esta gravida, muitas pessoas querem participar também. Elas ficam felizes pela gente! Vou contar aqui coisas que ouvi de pessoas muito queridas. Quero deixar bem claro que nada disso diminui o tanto que eu amo vocês, ta??? Mas é um pouco cômico!

Os primeiros comentários rondam em torno do tipo de parto. Quando eu contei que estava gravida, a primeira pergunta era "pra quando vai ser?" e a segunda: "já sabe o tipo de parto que você quer?". Como disse minha irmãzinha querida, sou uma pessoa muito planejadora, não me vejo deixando meu filho nascer sem eu esperar, por isso, o que me vinha na cabeça antes era o parto cesariana. Mas as coisas mudam (inclusive ele veio sem planejamento, né?) e eu já não sei mais qual vai ser. Enfim. Uma pessoa recebeu essa informação com muito alivio e acrescentou: "Pq eu já ouvi casos de parto normal que eles cortaram até o ânus!". 
Outra pessoa já recebeu isso com reprovação: "Você sabe que a anestesia pega no bebe, né?". Nesta ultima pensei: bom, não sou nem um pouco fã de sentir dor, por isso, parto natural não esta nas minhas opções. Como tanto o parto normal quando o cesariana recebem anestesia, não vai fazer diferença.

Tem uma pessoa que também está grávida e com umas 3 a 4 semanas atrasada da minha gravidez. Ela é bem mais alta que eu, maior e tal... Aí outro dia ela veio me dizer que o filho dela já tá maior que o meu e que se eu não abrir o olho, o dela vai nascer antes que o Arthur. Desculpa aí, hein? Não sabia que era uma competição!

Casos que deram errado então... foram aos montes... A pessoa que perdeu o filho aos 6 meses porque o cordão umbilical enrolou no pescoço; a pessoa que em todos os exames tava tudo ok, e o filho ainda nasceu com síndrome de down.

Na verdade eu acho que as pessoas não gostam de ver a grávida feliz. Como já relatei aqui, o início foi conturbado, passei muito mal de enjoos e vômitos, depois azia. Aí tem uma parte que você não sente nada. Simplesmente nada. Todo dia eu pensava: ai, será que tá tudo bem com ele??? Há 2 semanas, Arthur começou a mexer, e não tem nada mais tranquilizador do que isso! Primeiro que você realmente sente algo BOM, e segundo porque se ele tá mexendo, é porque tá tudo bem. É muito lindo, a gente fica super feliz. Mas... aí começam os comentários. Alguns parecem até ameaças. "Você vai ver quando ele começar a pisar na sua costela. Vai até te deixar sem ar!". "Você fica querendo que ele mexa, depois vai querer que ele pare de mexer". "Espera pra você ver quando chegar mais no final, sua barriga vai ficar deformada e vai até doer". 

E não basta todos os seus medos e dúvidas naturais dessa época. O povo te põe mais medo ainda, principalmente com relação à amamentação: "Nossa, meu peito rachou tanto que eu até chorava ao amamentar", "Você vai ver quando ele começar a morder, ainda mais homem! Pode esperar!".

Com certeza, teve mais coisas, mas, assim como TUDO, eu já esqueci. Devia ter anotado.

Cada dia que passa, a gente se surpreende mais com as coisas que esquecemos. Abro programas no computador e esqueço pra que que abri. Pego o celular e esqueço o que eu ia fazer. Vou para um cômodo da casa e esqueço pra que eu fui pra lá. Abro a geladeira, e fico horas olhando pra que eu abri (essa é recorde!!!). Outro dia combinei com a moça dos armários, para a entrega numa sexta, pois a Lena iria estar lá. Troquei o dia da Lena com minha mãe e nem tchum! Na sexta ela me liga desesperada que ninguém quer abrir pra ela e, gente, juro pra vocês, eu NÃO lembro que combinei nada! Triste!

No domingo passado eu estava estendendo roupa. Aí peguei uma leva na máquina de lavar, estendi, e voltei duas vezes para pegar mais roupa. Vocês não vão acreditar, mas NAS DUAS VEZES que eu voltei, eu abri a geladeira, ao invés de abrir a máquina. Nas duas!!!!!!!!!!


Falando em "desajeitada". Outro dia eu entornei um Toddynho. É o cúmulo, não?

Outra mudança que ainda não mencionei aqui é o tal do calor. Sou uma pessoa que morre de frio o ano inteiro. Mesmo no calor, eu durmo com edredom. No trabalho, sempre deixo uma blusa de frio na minha cadeira, porque o ar sempre está regulado para mais frio do que eu aguento. Aí a gente engravida e você sente mais calor. Aí o ar condicionado do seu trabalho começa a não funcionar direito!!

Um dia desses Mams me mandou uma mensagem no celular (ou "passou uma mensagem" como ela gosta de dizer): "Liga no GNT!!". Tava passando um programa de nascimento de bebes. Ai o primeiro bebe nasceu, chorou. Foi aquela alegria. A gente fica meio (totalmente) sensível nessa época, daquelas que choram quando alguém bate palma! Eu já era meio assim, então imagina né? Ai de repente começou um outro parto. O bebezinho saiu e... Nada dele chorar. O programa mostrava os pais apertando a mão um do outro, focavam no rosto aflito deles. Enquanto isso eu aqui chorava e me lamentava com Alex: "Amor! O bebezinho não ta chorando!!! Tadinho!!! Ele não ta chorando!!". E quando mais o programa fazia drama, mais eu chorava! Finalmente, o bebezinho chorou!! Ufa!! Contei pra minha mãe e ela disse: "Não sei se eu te iludo dizendo que vai dar tudo certo, ou se eu abro os olhos pra realidade que pode acontecer". A verdade é que a gente não quer saber.

3 comentários:

  1. Como assim gente??? Quanta coisa insana!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o pai também está com alguns sintomas relacionados. Será que faz sentido termos o "diário de um grávido estressado"?

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk... Amor, eu acho que você tinha que dar sua contribuição!!

    ResponderExcluir